quarta-feira, 28 de maio de 2014

Por que Lincoln? - Como escolhi minha faculdade

Olar!
Enquanto eu vou morrendo aos poucos de ansiedade sobre novidades quanto ao visto, resolvi explicar como foi o meu processo de escolha da faculdade, quais foram os meus critérios, etc.

Primeiro de tudo, minha base foram os rankings! hahaha Não que eles sejam a coisa mais confiável do mundo, mas como primeiro critério, elas ajudam a selecionar algumas opções. Os dois rankings que usei foram este e este aqui. O primeiro compara as universidades de todo o Reino Unido no geral, e o segundo compara as faculdades quanto ao meu curso (que no caso é arquitetura).

O segundo critério foi minha nota de proficiência... e nessa parte tive que cortar as universidades que eu mais queria... (maldita hora em que me distraí durante a prova...mas pelo menos vou ficar mais tempo no UK haha)



O terceiro, mas não menos importante: o local! Lincoln é uma cidade aconchegante e pequena (tem em torno de 90 mil habitantes), não fica tããão longe assim de Londres (umas duas ou três horinhas de trem), além de ser bem localizada e (dizem) tem uma vida noturna legal.



Comparando os três critérios entre si, fui afunilando minhas opções e escolhas e pesando se valia a pena arriscar me inscrever pra uma certa universidade sem a nota mínima pedida... Eu quase fiz isso! Mas aí deu medinho de não ser aceita por nenhuma delas e repensei a escolha.

Só a título de explicação: Para o Ciências sem Fronteiras, é preciso escolher 3 universidades e ordená-las por ordem de preferência (por exemplo, em primeiro lugar, coloquei University of Lincoln, porque era a faculdade que eu mais queria entrar). As faculdades vão te analisar na ordem em que você escolheu, assim:

  • Se a primeira opção não te aceitou, a segunda faculdade analisa sua inscrição;
  • Se a segunda faculdade não te aceitar; a terceira analisa sua inscrição;
  • Se nem a terceira te quiser, você cai no limbo, digo, vai pra repescagem (tentam te enfiar em alguma outra faculdade pelo país)
No meu caso, já fui aceita pela primeira opção \o/ Ah, e uma coisa muito importante: Se a primeira faculdade te aceitar e você recusá-la, estará FORA do programa! Aspirantes, não façam isso, a não ser que queiram desistir do programa, ok?


Se eu fiz uma boa escolha? Só vou saber, com certeza, quando começar a viver lá! Em um próximo post falarei especificamente sobre a cidade, mas pelo que eu vi, lá geralmente neva no inverno...



E eles têm o melhor vídeo EVER que descreve a universidade AQUII!! (porque o blogger não me deixa postá-lo decentemente...)

Até a próxima!


3 comentários:

  1. Não sabia que lá nevava!!! Passaremos bastante frio lá então! Mal posso esperar!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parece que ano passado não nevou, mas eu vi várias fotos da cidade toda coberta de branco, é a coisa mais linda *-* Tb mal posso esperar pra congelar de frio hahahah \o

      Excluir
  2. Muito bom o post, Ana!
    Sabe o que seria bom você tratar aqui no blog? Sobre o processo de inscrição no Ciencia sem Fronteiras, porque não tenho ideeia de como funciona, e quanto às notas tb, que só sei sobre a nota mínima. Uma coisa legal frisar são os períodos de inscrição e de viagem.
    Beeijo, e amo seus gifs! hahaha

    ResponderExcluir