sexta-feira, 23 de maio de 2014

Harry Potter e o Visto Britânico - Parte II

Bom, continuando a saga sobre o visto...
Quando o dia agendado chega, você comparece ao local no horário marcado. No meu caso, cheguei antes e (felizmente) fui atendida na hora. O tempo de demora do processo varia... no dia em que fui, o VFS (local que recebe os documentos do visto e realiza o resto do processo na cidade de São Paulo) estava meio cheio (claro que só dava o povo do Science Without Borders lá hahah), por isso tudo levou em torno de duas horas pra acabar.



O que acontece nesse meio tempo?

  • Primeiro você preenche um papel com informações básicas do curso que vai fazer, coloca o endereço de entrega do visto (descobri que em São Paulo você pode pegar o visto em mãos! Mas tem um horário super limitado, então preferi que a entrega fosse em casa) e assinala num formulário os documentos que você está enviando para comprovação (passaporte, CAS, carta de benefícios) e se está enviando só o original ou se tem cópia também.
  • Depois você vai até o balcão, onde a moça vai pegar seus documentos (veja quais documentos levar AQUI), colocar num envelope e grifar tudo de amarelo se você for SwB hahaha (temos prioridade no visto ;D). Ela pergunta a data da sua viagem, confirma o endereço de entrega e aí você paga a taxa (salgada) de 82 reais pra receber de volta seu passaporte em casa.
  • Em seguida você tira a biometria, que é basicamente ficar com os dedos em um scanner, e depois tira foto.
  • Daí chega a parte que me deixou mais nervosa... a entrevista rs

Na verdade não é nada de mais, você apenas conversa por vídeo conferência com um britânico ( eu <3 sotaque britânico) e vai respondendo perguntas como: nome completo, nacionalidade, por que escolheu o Reino Unido como país, por que gosta do seu curso, o que você mais gosta no UK (o sotaque! haha) e que benefícios/crescimento o curso trará pra você. E sim, eles vão testar seu inglês, mas acho muito pequena a chance de te negarem um visto por causa disso!



Depois da entrevista, finalizei o processo tirando as fotos exigidas no padrão UK (que ficaram ridículas) e fui orientada a aguardar o período de 2 a 3 semanas até a chegada do visto. Mas eles não te deixam no escuro, geralmente avisam se o seu visto foi aprovado por email, então nada de pânico até lá... ou não!



Quando receber o visto mostro tudo aqui! #oremos






Nenhum comentário:

Postar um comentário